FIBROMIALGIA E O SISTEMA ENDOCANABINOIDE

HISTÓRICO CLÍNICO DA FIBROMIALGIA

  Cansaço, dores musculares e falta de disposição há muito tempo, na maioria das vezes mulheres. Quadro clínico muitas vezes acompanhado de cefaleia crônica, distúrbios do sono e sintomas de depressão e ansiedade. A lista de medicamentos já utilizado é extensa: pregabalina, duloxetina, ciclobenzaprina, tramal, medicamentos pra dormir…

  Essa é a história que ouvimos da maioria das pacientes com o diagnóstico de Fibromialgia (FM): referem que já não toleram mais os efeitos colaterais e a pouca resolutividade dos medicamentos alopáticos tradicionais e ouviram falar da Cannabis como alternativa.

 

PORQUÊ A CANNABIS PODE AJUDAR?

  Alguns especialistas renomados nos estudos sobre o tema, entre eles o Dr. Ethan Russo, consideram a hipótese que a fibromialgia está relacionada a um mal funcionamento do sistema endocanabinoide em nosso corpo.

 Em um estudo publicado em 2018 no Journal of Clinical Rheumatology, pesquisadores israelenses demonstraram redução nas dores corporais e intervalos mais espaçados entre os episódios com o uso da Cannabis em pacientes com fibromialgia.

  Na prática clínica temos observado também uma melhora na qualidade do sono, muitos pacientes conseguindo reduzir a quantidade de medicamentos em uso com o tratamento.

Lembrando sempre que mudanças nos hábitos de vida, atividade física, dieta equilibrada e suplementação adequada influenciam muito na melhora dos sintomas também!

REFERÊNCIA:

Medical Cannabis for the Treatment of Fibromyalgia – Habib, George MD, MPH*†‡; Artul, Suheil MD§∥  –  JCR: Journal of Clinical Rheumatology 24(5):p 255-258, August 2018. | DOI: 10.1097/RHU.0000000000000702