Você sabia que a doença de Alzheimer(DA) e outras demências podem estar diretamente ligadas ao sono – ou a falta dele?

ALTERAÇÕES NO SONO DO PACIENTE COM ALZHEIMER(DA):
A DA tem como característica uma redução importante da fase do sono chamada REM(Rapid Eye Movement) – fase fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar. Inclusive essa redução é tão marcante que já foi sugerido avaliar a quantidade de sono REM como preditor de maior chance de desenvolver demências.
COMO DETECTAR AS ALTERAÇÕES:
A avaliação padrão ouro das fases do sono é feita por um exame chamado Polissonografia. Porém em pacientes idosos e com demências não é um exame fácil de se fazer, pois o paciente deve dormir cheio de eletrodos colados ao corpo – a maioria na cabeça.

A medição dos padrões de sono por pulseira é uma boa alternativa, mostrando: Correlação significativa entre o Eletroencefalograma(EEG) para o tempo total de sono e total acordado; Alta sensibilidade(87% de chances de detectar despertares) e especificidade (90% de chance de identificar o sono)

FALTA DE SONO PODE CAUSAR ALZHEIMER?
Uma das teorias mais aceitas e verificadas na origem da doença é o acúmulo de proteínas com formato anormal – chamadas proteína TAU e beta-amiloides – no sistema nervoso central, causando inflamação crônica e degeneração dos neurônios a longo prazo.
Porém o que estudos recentes vem mostrando é que a privação de sono aumenta justamente os níveis destas proteínas no líquido cérebro-espinhal (líquido que banha o cérebro), sugerindo uma ligação direta dos distúrbios do sono com desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
VALORIZE SEU SONO!
Pratique a higiene do sono, se exponha à luz solar ao acordar, faça atividade física (se for intensa não muito tarde)…
Se você não está conseguindo resolver mesmo assim busque auxílio profissional, o sono reflete em todos os outros aspectos da sua vida!
#dreduardotesta #sono #alzheimer #higienedosono #medicinaintegral
Veja AQUI como a cannabis medicinal pode acabar com a ENXAQUECA!
Referências bibliográficas:
- Peter-Derex L, Yammine P, Bastuji H, Croisile B. Sleep and Alzheimer’s disease. Sleep Med Rev. 2015 Feb;19:29-38. doi: 10.1016/j.smrv.2014.03.007. Epub 2014 Apr 3. PMID: 24846773.
- Holth JK, Fritschi SK, Wang C, Pedersen NP, Cirrito JR, Mahan TE, Finn MB, Manis M, Geerling JC, Fuller PM, Lucey BP, Holtzman DM. The sleep-wake cycle regulates brain interstitial fluid tau in mice and CSF tau in humans. Science. 2019 Feb 22;363(6429):880-884. doi: 10.1126/science.aav2546. Epub 2019 Jan 24. PMID: 30679382; PMCID: PMC6410369.